Logistica
INTRODUÇÃO
Uma das principais funções da Logística consiste no controle e administração dos seus Custos. Na verdade o desafio principal consiste em administra - los em relação ao Nível de Serviço desejado pelos Clientes.
Proporcionar um maior Nível de Serviço sem que isso acarrete um acréscimo substancial dos Custos consiste num dos principais trade – offs da Logística.
O grande problema é que cada vez mais os Clientes demandam um maior serviço, ao passo que não estão dispostos a pagar a mais por isso. Uma vez que o preço é um qualificador, o Nível de Serviço consiste no diferenciador perante o mercado.
Sendo assim, a Logística ganha uma função importante na busca da empresa pelo ganho de mercado. Agregando valor aos produtos através do Serviço, a Logística pode contribuir de várias formas, dentre as quais destaca-se:
➢ A maior redução no prazo de entrega; ➢ A maior disponibilidade de produtos; ➢ A entrega com hora determinada; ➢ O maior cumprimento do prazo de entrega; ➢ Maior facilidade de colocação de pedidos.
Os Clientes além de exigirem um serviço de qualidade, exigem também uma diferenciação. Quanto mais a empresa tenta diferenciar seus serviços aos seus Clientes, maior será seus custos, de forma tal que, se a empresa chegasse a tratar cada Cliente individualmente e aplicasse um Nível de Serviço diferente para cada um, seus Custos poderiam ser de tal forma que a operação se tornasse inviável. É importante diferenciar os Clientes em relação ao Nível de Serviço, porém deve – se procurar estabelecer alguns padrões em relação ao Serviço para que seja aplicado à grupos com características semelhantes.
A IMPORTÂNCIA DOS CUSTOS LOGÍSTICOS EM OUTROS PAÍSES
Apesar de não está visível para muitos, os Custos Logísticos estão fortemente