Logistica
Durante algum tempo a tendência foi a de se trabalhar com as organizações dissociadas de suas características culturais. No entanto , alguns trabalhos recentes, como o de Hofstede (1994) ou Barros (1996), apontam na direção do reconhecimento da identidade das nações, que se diferenciam em vários aspectos e que têm, cada vez mais, a consciência do significado de empreendimentos multiculturais entre suas empresas.
No caso do Brasil, a minoria das empresas nacionais é de capital aberto. São , em outras palavras, familiares.
O conceito de empresa familiar adotado no presente estudo é o proposto por Lanzana , que considera uma empresa como familiar quando um ou mais membros de uma família exerce considerável controle administrativo sobre a empresa, por possuir parcela expressiva da propriedade do capital. Assim, existe estreita ou considerável relação entre propriedade e controle, sendo que o controle é exercido justamente com base na propriedade.”(LANZANA,1999,p. 33).
Vidigal (1996) comenta que as empresas familiares representam 99% das empresas não estatais brasileiras. São elas que representam a possibilidade de uma maior absorção de mão-de-obra e geração de empregos, são elas as responsáveis pela sustentação da economia e aquecimento do mercado e são elas também as mais afetadas pela globalização, segundo Lanzana (1999).
Segundo ele, as empresas familiares vêm perdendo importância relativa entre as empresas de maior porte no