Logistica
Existente desde a antiguidade, o conceito de Logística relacionava-se ao ambiente militar que tinha como objetivos atender às necessidades das batalhas, já que as guerras eram longas e os campos de batalha geralmente distantes eram necessários grandes e constantes deslocamentos de recursos.
Até a 1ª Guerra Mundial, raramente se usava a palavra Logística, normalmente essas demandas militares eram definidas como: Administração, Organização e Economia de Guerra. Durante muitos anos a Logística esteve associada apenas à atividade militar, após a 2ª Guerra Mundial, com o avanço tecnológico e a necessidade de suprir os locais destruídos pela guerra, a logística passou também a ser adotada pelas organizações e empresas civis.
Seu conceito atual foi desenvolvido na década de 50, onde devido principalmente à crescente complexidade encontrada nos negócios na gestão de materiais e entregas de produtos em uma cadeia de suprimentos cada vez mais global. A partir dos anos 50 e 60 as empresas começaram a se preocupar com a satisfação do cliente. Foi então que surgiu o conceito de logística empresarial, motivado por uma nova atitude do consumidor. Os anos 70 assistem à consolidação dos conceitos como o MRP.
Após os anos 80, a logística passa a ter realmente um desenvolvimento revolucionário, empurrado pelas demandas ocasionados pela globalização, pela alteração da economia mundial e pelo grande uso de computadores na administração.
A logística é uma operação integrada para cuidar de suprimentos e distribuição de produtos de forma racionalizada, o que significa planejar, coordenar e executar um processo, visando à redução de custos e ao aumento da competitividade da empresa.
Em minha opinião, Pablo Dumont, atuando no mercado financeiro percebo que o mercado está cada vez mais competitivo e evolutivo, e é cada vez mais necessário que as empresas queiram conquistar e fidelizar os seus clientes. Os consumidores estão cada