Logistica
A criação de idéias fora da empresa, a chamada Inovação Aberta, além de acelerar processos de inovação também os tornam mais produtivos. Esse movimento tem economizado tempo e dinheiro de muitas empresas, que buscam insights fora de casa. Isso porque, soluções trazidas de fora levariam muito mais tempo para serem desenvolvidas internamente. A Inovação Aberta ou a Terceirização de Idéias traz agilidade para a empresa, estimula equipes e aumenta a eficiência financeira, pois quando a empresa inova rápido, o retorno financeiro também vem mais rápido. Um exemplo é as empresas de software, que ao abrir o código da programação, recebe a colaboração de outros desenvolvedores.
Criar o novo já se tornou uma questão de sobrevivência em um mercado de competição global. Por isso, as corporações que querem ter um negócio sustentável têm buscado dentro e fora de casa ferramentas que impulsionem o surgimento de projetos no mínimo inspiradores. "Raramente idéias inovadoras são encontradas dentro da organização. O ambiente corporativo deforma os funcionários e faz com que eles percam a criatividade", diz o holandês Hans van Hellemondt, especialista em inovação.
Observando essa tendência no Brasil, Hans trouxe para cá uma idéia que surgiu na Holanda em 2005, o site Battle of Concepts (BOC). Aqui, ele se associou à empresa TerraForum e traduziu o nome do site para Batalha de Conceitos, que estreou no final de 2009. Na página, as companhias lançam desafios online, normalmente relacionados a problemas interno dos negócios, e estudantes universitários ou jovens profissionais, com idade entre 17 e 30 anos, postam suas soluções. "O funcionário é cobrado por resultados. Ele não pode desviar das metas e das tarefas do dia a dia, e por isso não consegue criar. Há pressão para inovar, mas não há tempo para isso. Já nas universidades, os estudantes têm tempo e, por isso, os resultados lá são melhores", diz o executivo- chefe da TerraForum, José Cláudio Terra. A