Logistica
Resumo
Este trabalho tem a intenção de expressar as tendências de evolução das tecnologias de informação enquanto ferramentas integrantes do conceito da logística. Será abordada a aplicação da Tecnologia da Informação no processo Logístico de uma empresa. No ambiente sócio-econômico mundial atual, o fluxo de informação está se tornando uma ferramenta de gestão logística cada vez mais importante. Neste sentido, a Tecnologia da Informação torna-se essencial em praticamente todos os aspectos da empresa moderna, uma vez que seu uso eficiente pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso. A gestão da cadeia de suprimentos é reconhecida como uma importante área para a inovação e investimento em Tecnologia da Informação (TI). Os investimentos em TI são questão estratégica central em empresas que buscam ganhar vantagem competitiva em um ambiente cada vez mais dinâmico.
1. Introdução
Os sistemas de informação operam como conexões que ligam as atividades logísticas em um processo integrado. Nesta acepção, o uso da Tecnologia da Informação (TI) confere uma vantagem competitiva para as empresas que desejam diferenciar no mercado em que atuam. Segundo Christopher (1997) “a cadeia de suprimentos representa uma rede de organizações, através de ligação nos dois sentidos, dos diferentes processos e atividades que produzem valor na forma de produtos e serviços que são colocados nas mãos do consumidor final”. A Tecnologia da Informação agregada à cadeia de suprimentos possibilita as empresas um melhor gerenciamento das atividades, e seu uso devem estar de acordo com o escopo estratégico buscado pela empresa.
2. Aplicação da Tecnologia no contexto Logístico
A expressão “cadeia de suprimentos” representa todo o processo que abrange a Logística, desde o inicio ao fim do processo. A introdução de softwares especializados de gestão da cadeia de suprimentos proporciona o aumento da competitividade da