logistica semetre 2
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
1 INTRODUÇÃO
Cada vez mais o consumidor de automóveis brasileiro é visto com bons olhos pelas montadoras de todo o mundo. Várias empresas vendem hoje seus modelos em nosso país, sejam eles, produzidos na Ásia na America e outras já estão produzindo seus carros no Brasil. Considerando uma serie de fatores como, por exemplo, fatores logísticos, poder aquisitivo dos consumidores, as empresas do ramo automobilístico estudam cada vez mais alavancar suas vendas no mercado brasileiro, considerado um mercado em ascensão.
Porem isso não é uma tarefa fácil, pois após a decisão de explorar o mercado brasileiro ser tomada, devem ser seguidas três etapas principais, que são processo de instalação e importação dos produtos, estabelecimento de centros de distribuição e atendimento, até a instalação de uma unidade produtiva local.
2 DESENVOLVIMENTO
Algumas montadoras como JAC MOTORS E CHERY já estão construindo suas fabricas no Brasil e em breve iniciarão sua produção local. Outras como LIFAN MOTORS optaram por instalar suas fabricas em um país integrante do MERCOSUL para também ter benefícios como alíquotas de importação observando limites de quota de importação. Algumas possuem fabrica no Uruguai, Argentina e até mesmo no México, onde é fabricado, por exemplo, o VW Jetta e a SUV FIAT Freemont. A GELLY MOTORS de origem chinesa hoje ainda produz no Uruguai por estar próximo facilitando à logística, e em breve promete construir uma fabrica no Brasil. O processo logístico das empresas que não possuem fabrica no Brasil é muito bem organizado, a maior parte deles de inicio monta um centro de distribuição em São Paulo, principal estado brasileiro em termos de economia e faz parcerias com concessionárias experientes que já atuam nesse ramo primeiramente em pelo