Logistica porta a porta
Para manter a competitividade, as empresas se esforçam para acompanhar as inovações,consubstanciadas na forma de produtos de alto valor agregado como chips eletrônicos ou de gerenciamento como just-in-time. Essas inovações, tanto no campo do desenvolvimento de novos produtos como no de gerenciamento, afetam a logística empresarial. Assim, para atender a essas demandas são desenvolvidos novos equipamentos logísticos como container de embarque leve, prancha levadiça (drop shipping), caminhões – vagões (road railer) um sistema de transporte que une a flexibilidade do transporte rodoviário com a segurança e eficiência do transporte ferroviário, cargas unitizadas em palletes, tarifas in-transit e embarques consolidados. Novos desenvolvimentos surgem diariamente, como tentativa de auxilio às empresas na busca da vantagem competitiva .
Além disso, com as inovações tecnológicas, é possível obter informações recentes sobre a situação de cada embarque. Adicionalmente, em problemas de distribuição complexos, o computador pode ser usado para planejar melhores métodos de embarque. Dessa forma, é de fundamental importância para a logística, os métodos de armazenamento de materiais e produtos que são recebidos dos fornecedores e antes de serem embarcados para os clientes. Apesar dos avanços da informática, com o estabelecimento de postos de gerenciamento de materiais e da centralização de funções de administração de materiais para se obter maior controle, ainda ocorrem falhas administrativas ocasionais.
Quando os materiais não estão onde deveriam estar quando necessário, ocorrem esgotamentos de estoque (stockouts) ou eles são antecipados . Quando essas ou outras situações similares ocorrem os pedidos de materiais devem ser agilizados ao longo da cadeia de suprimentos. Não obstante, a agilização muitas vezes é necessária devido a incertezas presentes nos sistemas de produção, na demanda do cliente, nos tempos de entrega de materiais e de