Logistica no
A LOGÍSTICA NO ATACADO
Introdução
Segundo a Associação Brasileira de Logística - ASLOG - (2008), a Logística é o “Processo de planejar, implementar e controlar eficientemente o custo correto, o fluxo e armazenagem de matéria-prima, estoque durante a produção e produtos acabados,desde do ponto de origem até o consumidor final”.
A logística empresarial entrou na década de 70 em estado de semimaturidade, após o estabelecimento dos princípios básicos, algumas empresas estavam começando a colher os benefícios do seu uso. Ainda assim, sua aceitação era lenta, já que as empresas pareciam estar mais preocupadas com a geração de lucros do que com o controle de custos (BALLOU, 1993).
No setor atacadista, a Logística exerce um papel fundamental de “intermediário” de informações entre o fabricante e o consumidor final. Principalmente quando se trata da distribuição, da forma em que a empresa vai fazer com que o produto chegue até o consumidor final de maneira satisfatória, com rapidez e qualidade.
DESENVOLVIMENTO
Atacado inclui todas as atividades envolvidas na venda de bens ou serviços para aqueles que compram para revenda ou uso industrial. Uma padaria que atende um hotel está realizando também uma atividade de atacado. Mas podemos chamar de atacadistas aquelas empresas envolvidas principalmente na atividade de atacado.
Os atacadistas desempenham muitas funções, inclusive venda e promoção, compra e formação de sortimentos, quebra de lote, armazenamento, transporte, financiamento, riscos, informações de mercado e prestação de serviços de administração e consultoria.
Os atacadistas se dividem em três grupos:
Atacadistas puros: assumem a posse dos produtos. Eles incluem atacadistas que prestam serviços plenos (atacadistas comerciais e atacadistas industriais) e atacadistas que prestam serviços limitados (atacadistas “pague e leve”, volantes, intermediários, especializados, cooperativas de produtores e atacadistas de mala