Logistica no Ceara
No Ceará, vimos crescendo nesses últimos anos e divergindo nossos produtos, hoje além do cereal, castanha e frutas exportamos minério, calçado, etc. Durante a ultima decada vimos mudar as “commodities” que eram produto de destaque de produção cearense como castanha e camarão que tiveram seu desempenho diminuido, por isso alguns pontos devem ser levados em consideração.
Como era a logística feita no passado? Ela foi fator preponderante nesse sentido? A maioria acredito, continua alegando que outros fatores contribuíram para a diminuição de seu produto, alegam fatores como natureza, a concorrência, mas na minha visão a Logística foi sim impactante e marco decisivo para essa diminuição.
Apesar de ampliações estarem sendo feitas nos nossos dois portos e com crescimento considerável nos últimos anos dos portos , crescemos mais que a maioria no Brasil, mas nosso crescimento era um dos mais defasados dos grandes portos do nordeste como Salvador e Suape.
Esse crescimento é ainda muito modesto e os responsáveis pelo crescimento são sem duvida na exportação a fruta, o minério de ferro , sal, alumínio, farinha de trigo, agua de coco e calçados, já a importação essa sim foi responsável pelo crescimento de todos o estado. Só no porto de Pecem houve um crescimento de mais de 38%. A liderança nas importações ficou com os combustíveis minerais, gás natural, carvão mineral, tendo sido transportadas no período mais de um milhão de toneladas. A segunda colocação ficou com cimento não pulverizado (clinker), seguido dos produtos siderúrgicos , plásticos e suas obras com 102 mil tons e escórias de altos fornos com cem mil toneladas.
Crescimento dos produtos importados
Crescimento dos produtos exportados
Temos já licitações vencidas de ampliações no porto do Pecem, como construção de uma nova ponte, etc, no Mucuripe e aeroporto e é verdade também que esse governo tem se comprometido com o crescimento do estado, mas a