logistica- natura
Administração Financeira
O foco da administração financeira é maximizar os lucros da empresa e consequentemente, o aumento do valor das empresas no mercado, assim tendo maior retorno capital para os acionistas ou proprietários.
As decisões dos administradores são fundamentais para a organização da empresa, o processo de globalização vai afetando a economia de forma irreversível.
Os profissionais administram ativamente as finanças de todo os tipos de empresas, financeiras ou não financeiras, privadas ou pública, grande ou pequena, com ou sem fins lucros. Eles têm como objetivo tarefas como, orçamento, previsões financeiras, administração do caixa, do crédito, análise de investimento e captação de fundos.
Crise de 1929
O foco das finanças era todo voltado para a parte externa da empresa, ou seja, a captação de recursos. Após esse período, os gestores começaram a valorizar a organização financeira da empresa, com o intuito de transmitir uma imagem de solidez e segurança para seus investidores e sócios, criando então mecanismos de controle financeiro 1940 e 1950. O desenvolvimento de dois conceitos financeiros utilizados até hoje, é o retorno sobre os investimentos e o custo do capital, as finanças passaram a focar suas atividades com base nas decisões externas e no ponto de vista do investidor, sem dar maior ênfase ás decisões internas. A moderna teoria das finanças surgiu na década de 1950, que foi impulsionada pelas teorias de Modigliani e Miller, que abordaram a irrelevância da estrutura de capitais e dividendos.
Na década de 1990 ocorreu outra grande evolução das finanças: a gestão de risco, por meio de desenvolvimento de instrumento como:
Derivativo: Contrato no qual se estabelecem pagamentos futuros cujo montante é calculado com base no valor assumido por uma variável, tal como o preço de outro ativo, a inflação acumulada no período, a taxa de câmbio, a taxa básica de