logistica internacional
O SISTEMA PORTUÁRIO BRASILEIRO
Henrique Gamarano Neto
Disciplina: Logística Internacional
Prof. Nelson Ludovico
Contagem
2014
Sumário
INTRODUÇÃO2
OBJETIVO3
REFERENCIAL TEÓRICO3
3.1. HISTÓRICO DOS PORTOS3
3.2. O SISTEMA PORTUÁRIO NACIONAL6
3.3. DIFICULDADES ENFRENTADOS PELOS PORTOS BRASILEIROS9
3.4. PORTOS SECOS11
CONCLUSÃO12
INTRODUÇÃO
A história do Brasil, assim como de outras grandes nações, está associada à expansão das fronteiras produtivas através do mar. Muitas cidades margeadas por rios ou mares têm um papel histórico importante ligado à economia brasileira.
Os portos brasileiros são os responsáveis por grande parte do recebimento e despacho de mercadorias no comércio internacional, e são considerados como mecanismos de desenvolvimento econômico.
Denomina-se porto marítimo a área que se localizada na beira do mar, ou rique Gamarano Netorio na qual os navios serão atracados. Além desta finalidade, o porto também pode realizar operações/movimentações de cargas, descarga de mercadoria, transporte de carga ou pessoas e também armazenamento.
No ano de 2007, foi criada a Secretaria Especial de Portos (SEP), deixando a infraestrutura marítima de ser atribuição do Ministério dos Transportes, passando a ser vinculada à Presidência da República.
Segundo a SEP, “Com uma costa de 8,5 mil quilômetros navegáveis, o Brasil possui um setor portuário que movimenta anualmente cerca de 700 milhões de toneladas das mais diversas mercadorias e responde, sozinho, por mais de 90% das exportações.”
Apesar destes grande números, o Brasil ainda se encontra em 131º posição no índice geral do relatório de competitividade do World Economic Forum, no quesito qualidade dos portos marítimos.
Processos de mudanças acontecem frequentemente nos portos. Estes sofrem diariamente modificações para melhorar o funcionamento na operacionalização e para que atinjam resultados expressivos e necessários para