Logistica integrada
DISCIPLINA: LOGÍSTICA EMPRESARIAL
PROF.: ARI FILHO
ENCONTRO 12: LOGÍSTICA INTEGRADA
Logística Integrada
Os avanços alcançados pela logística do pós-guerra, com aplicação de técnicas inovadoras de administração de materiais e distribuição, associada à utilização crescente de novas tecnologias, foram responsáveis por inúmeras transformações estratégicas nas empresas.
Qualidade Total, Produção Enxuta, Just In Time, etc.
Essas transformações foram determinantes para que as operações logísticas tivessem uma integração em todas as suas fases, facilitada pelo uso cada vez mais crescentes da tecnologia da informação. A partir desse avanço foi possível realizar a administração do fluxo total de materiais e produtos, desde a aquisição de matéria-prima até a entrega dos produtos acabados aos usuários finais. Diante dessa nova realidade, as empresas foram compelidas a aceitar o fato que, para prosperar, necessitavam considerar os clientes, fornecedores, a localização das instalações e os concorrentes em termos globais.
Diante desse contexto surge a necessidade de uma revogação das práticas de negócios então adotadas, evoluindo para novas práticas mediante a evolução para a Cadeia de Suprimentos, um processo integrado e dinâmico, que envolve o fluxo de informações, produtos e fundos entre diferentes estágios.
Gestão da Cadeia de Suprimentos (GCS)
O TERMO GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS surge e capta a essência da logística integrada.
A cadeia de suprimentos abrange todas as atividades relacionadas com o fluxo e transformações de mercadorias, desde o estágio de matéria-prima (extração) até o usuário final, bem como os respectivos fluxos de informação. Com a integração das atividades logísticas, mediante relacionamentos aperfeiçoados na cadeia de suprimentos, busca-se conquistar uma vantagem competitiva sustentável (BALLOU, 2011).
Oportunidades para melhoria dos custos ou serviços aos consumidores são