LOGISTICA EMPRESARIAL
Como funciona e quais as principais características para o aumento da qualidade e a diminuição de custos.
Logística: contabilidade e organização, é um termo grego que trata a arte do planejamento e realização de vários projetos.
Era utilizado na guerra para planejamento de vários itens importantes, armazenamento, distribuição e manutenção.
Logística Empresarial: Pode definir como sendo junção de 4 etapas: aquisição, movimentação, armazenagem e entrega de produtos.
Uma definição estratégica inclui necessidades do negocio, decisões, disponíveis e possíveis, tática e visão da operação do sistema logística, sendo preciso avaliar o desempenho dos sistemas envolvidos no processo.
É um conceito novo dentro das empresas, apesar de essas sempre terem devolvidos de transporte, estocagem e distribuição. A novidade esta no fato das empresas passarem a desenvolver essas atividades de forma integrada e coordenada, buscando a melhor contribuição possível para o resultado empresarial.
Utilizando a logística para agregar valores aos produtos e/ou serviços comprados pelos clientes, o que é fundamental para outros setores da empresa como a área de marketing.
MISSÃO
Tornar disponíveis os produtos e serviços corretos e solicitados no tempo, local e condições corretas, contribuindo o máximo com o desenvolvimento da empresa.
Identificando a partir deste conceito as seguintes atividades:
Gerencia de Estoque: agrega valor e tempo ao produto, ou seja, disponibiliza o produto quando necessário.
Gerencia de Transporte: agrega o valor lugar ao produto, ou seja, o produto é disponibilizado no local onde é preciso.
Gerencia de Informações: agrega o valor acompanhamento do processo ao produto, trata-se da coleta do processamento e transmissão dos dados relativos aos pedidos dos clientes, sendo este interno ou externo.
LOGISTICA INTERSETORIAIS
As organizações estabelecem relações de troca com todos os elementos que formam