Logistica empresarial 1
ASSUNTO: Importância do SIG no gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM) nas organizações modernas.
PROFESSOR: Danilo Cavalcante de Vasconcelos
ALUNO: Victor Maia Alves de Lima
MATRICULA: 1011577-9
PERÍODO: 2012.2 HORÁRIO: N24AB
Introdução:
Atualmente as empresas precisam de logística, estratégia, planejamento adequados que as mantenham competitivas no mercado.
A exigência dos clientes, fez com que o mercado desenvolvesse novas técnicas para abastecimento do mercado. O tempo de ressuprimento hoje em dia é bem mais rápido, a qualidade dos produtos está melhor, estão dando mais importância ao meio ambiente e o comprometimento das organizações com ele, tudo isso fez com que as organizações procurassem sistemas mais avançados para adquirir, armazenar, processar e entregar seus produtos.
Para falar da importância do sistema de informação gerencial (SIG) no gerenciamento da cadeia de suprimentos, este trabalho irá abordar inicialmente o conceito de SIG e o conceito da cadeia de suprimentos, para depois abordar a importância que um tem para o outro.
Desenvolvimento:
O conceito de cadeia de suprimentos é:
“A cadeia de suprimentos corresponde ao conjunto de processos requeridos para obter materiais, agregar-lhes valor de acordo com a concepção dos clientes e consumidores e disponibilizar os produtos para o lugar e para a data que os clientes e consumidores os desejarem.” (Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento). (Paulo Roberto Bertaglia, 2010).
Segundo Fleury (1999). “O sucesso no gerenciamento de cadeias de suprimento, por muitos considerada a última fronteira na redução de custos, é um diferencial competitivo que não pode ser descartado no processo de globalização em que vivemos. Num ambiente cada vez mais competitivo a pressão do mercado por uma crescente variedade de produtos e por melhores níveis de serviço ao menos custo possível, a tendência à especialização via