logistica - custos relacionados ao estoque
Sabe-se que o Estoque é a parte fundamental do investimento de uma empresa. ”É sempre importante para uma empresa manter seus estoques abastecidos, muitas vezes, são constituídos por seus próprios produtos. Com isso, a área de estoques sempre vai ser uma local de grande atenção da empresa, pois é onde está concentrada a maior parte do capital da empresa. (Flavio Ribeiro, 2014)”
Afirmar que, para ter estoque a empresa disponibiliza de um gasto necessário para o mantimento do mesmo, buscando assim suprir a demanda dos clientes, não é equivocado já que a intenção da empresa é prever o que exatamente seus clientes querem e quanto querem, prevenindo e até mesmo evitando possíveis incertezas em suas demandas.
Esses gastos são incorridos de custos agregados que vão equilibrar o estoque. E esses custos são: Custos de manutenção de estoques; Custos de pedido; Custos de falta. Esses assuntos serão aprofundados no decorrer desde estudo, para maior entendimento quanto aos custos relacionados ao estoque que é a principal intenção da pesquisa.
DESENVOLVIMENTO
Devem-se balancear os custos de manter e pedir estoque, porque esses custos têm comportamentos conflitantes. Assim, como é fundamental, obter o maior equilíbrio possível entre a produção e o custo total do estoque, de um lado, e o nível de serviço prestado aos clientes, do outro. O estoque está envolvido com todas as atividades da empresa desde a aquisição de matérias primas, passando pelo processo de transformação em um produto final, sendo enviados posteriormente para o consumo do cliente. A escolha fundamental realizada pelos gerentes ao tomarem decisões relacionadas a estoque é entre responsividade e eficiência.
Segundo Chopra (2000) a manutenção do estoque maior aumenta a responsividade da cadeia de suprimentos, enquanto que o baixo nível de estoque faz com que a cadeia aumente a eficiência.
Diferentes métodos são usados na prática para atribuição de custo aos