Logistica Armazenagem e Controle
Vivemos em um ambiente de grande competição, com a globalização obrigando as organizações a serem cada vez mais ágeis nas tomadas de decisões em seu ramo de atuação.
Esta agilidade só será possível se a organização possuir um sistema interligado de informações interdependentes de seus diversos departamentos, para que o resultado final almejado seja alcançado. Dentre as diversas áreas da organização, a Logística merece um tratamento diferenciado, considerando a posição estratégica da mesma, e seu amplo relacionamento com demais setores. Faria e Costa (2005), destacam que “é de extrema importância mensurar os fatores logísticos de sucesso que estão vinculados ao plano estratégico da organização, pois o desempenho econômico-financeiro da Logística que está além do nível de custo afeta positivamente o negócio”.
LOGÍSTICA
Conceito de Logística
Considerando a importância da Logística em toda organização, torna-se imprescindível conceituá-la.
Ronald H. Ballou (2006) tem a seguinte definição: “Uma definição dicionarizada do termo Logística é a que diz: o ramo da ciência militar que lida com a obtenção, manutenção e transporte de material, pessoal e instalações”. A origem da palavra vem do grego “LOGISTIKOS, do qual o latim “LOGÍSTICUS” é derivado, ambos significando cálculo e raciocínio no sentido matemático.
Em uma visão mais ampla, temos o seguinte conceito sobre Logística, segundo o Council of Logistic Management (Conselho de Gestão de Logística) O processo de planejamento, implantação e controle do fluxo eficiente e eficaz de mercadorias, serviços e informações relativas desde o ponto de origem até o consumidor final, com o propósito de atender as exigências dos clientes.(CLM, 1991). Através destas definições e enfoques, podemos entender porque hoje a Logística é tratada como um assunto estratégico para as empresas, que procuram diminuir o tempo entre compra de insumos, produção de bens e/ou serviços e sua