Logistica abc paulista
O ABC Paulista, região Metropolitana de São Paulo, composta por alguns municípios como:
Santo André (A), São Bernardo do Campo (B), São Caetano do Sul (C), Diadema (D), Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Juntos compõem extensão territorial de 841 Km, já que o Estado de São Paulo.
Região considerada o principal pólo industrial brasileiro e um dos mais importantes no contexto da economia da America Latina.
Sua história remonta ao Brasil Colonial, no início do século XVI, quando a região servia de passagem e descanso para as tropas da colônia portuguesa. Posteriormente, próximo a São Bernardo e São Caetano, formou-se um núcleo urbano, na época da chegada dos imigrantes.
A região começou a melhorar sua infra-estrutura urbana a partir do século XIX, com a instalação da ferrovia São Paulo Railway Company, mais tarde denominada Santos- Jundiaí. Um empreendimento visava á melhoria do transporte de produtos agrícolas do interior para o Porto de Santos, em especial do café, que começava a ser produzido e larga escala na Província de São Paulo.
Nos anos 50, a via Anchieta tornou-se o grande eixo de localização deste setor industrial no Brasil. Na região instalaram-se a Volkswagen, a Willys, Ford, Mercedes Benz e a Scania.
Suas estratégias, a partir da da década de 50, e mais particularmente por meio do plano de metas de 1956, obstinavam assegurar as bases materiais para endogeneizar, padrão de acumulação brasileiro num patamar mais elevado. Com o decorrer dos anos por volta dos anos 90, a produção industrial continuou desacelerada, com os incentivos fiscais voltados para outras áreas do estado de São Paulo, além das dificuldades de transporte e do alto custo de mão-de-obra. O ABC perdeu várias industrias e hoje em dia, há um grande esforço do setor público e da sociedade para a manutenção das industrias existentes. Além disso, tem-se observado aumento de atividades nos setores de serviços e no comércio. O desafio do início