Logica
A dialética é o exercício direto do pensamento e da linguagem, um modo de pensar que opera com os conteúdos do pensamento e do discurso. A lógica aristotélica é um instrumento que antecede o exercício do pensamento e da linguagem, oferecendo-lhes meios para realizar o conhecimento e o discurso. Para Platão, a dialética é um modo de conhecer. Para Aristóteles, a lógica (ou analítica) é um instrumento para o conhecer.
Podemos dizer que a dialética é uma atividade intelectual destinada a trabalhar contrários e contradições para superá-los, chegando à identidade da essência ou da idéia imutável. Depurando e purificando as opiniões contrárias, chegando à verdade do que é idêntico e o mesmo para todas as inteligências. A lógica aristotélica oferece procedimentos que devem ser empregados naqueles raciocínios que se referem a todas as coisas das quais possamos ter um conhecimento universal e necessário, e seu ponto de partida não são opiniões contrárias, mas princípios, regras e leis necessárias e universais do pensamento.
2) Dados os argumentos, destaque as premissas e a conclusão das sentenças a seguir:
a) Premissa: Se a ciência é uma crença verdadeira, então a ciência é infalível. Ora, a ciência não é infalível.
Conclusão: Logo, a ciência não é uma crença verdadeira.
b) Premissa: Todos os políticos são juízes. Todos os advogados são juízes. Conclusão: Portanto todos os políticos são advogados. (falácia)
3) Identifique as premissas e as conclusões dos argumentos e reescreva-os conforme o exemplo:
As aguas dos mares entraram em ebulição, uma vez que a temperatura do planeta atingirá 100ºC a nível do mar.
A agua entra em ebulição a 100ºC a nível do mar.
A temperatura do planeta atingirá 100ºC a nível do mar.
Portanto, as aguas dos mares entrarão em ebulição.
a) Os moradores da periferia precisam de transporte. Muitos trabalhadores se atrasam para ir ao trabalho.
Premissa: