logica
O nascimento da lógica
1. O que é significado no uso cotidiano que fazemos das palavras lógica e lógico? Que noções estão pressupostas nesse uso?
R= Quando dizemos as palavras“lógica” e “lógico” no nosso cotidiano estamos nos referindo a algo que achamos claro, obvio, algo que não há dúvidas. Dessa forma, estão pressupostas as noções de inferência, coerência, conclusão sem contradições e conclusão com base em conhecimentos suficientes.
2. Qual foi o conflito entre a filosofia de Heráclito e a de Parmênides?
R= O conflito baseava-se na preocupação com a origem, transformação e desaparecimento dos seres. Heráclito afirmava que somente a mudança é real e a permanência ilusória, ou seja, o mundo é um fluxo perpétuo onde nada permanece idêntico a si mesmo, mas tudo se transforma no seu contrário. Parmênides, em contrapartida, afirmava que somente a identidade e a permanência eram reais e a mudança ilusória.
3. Por que os conflitos entre as filosofias de Heráclito e de Parmênides suscitaram o aparecimento da lógica?
R= Porque o conflito entre eles tornou-se um problema para a história da filosofia grega e requeria uma solução que provasse que a mudança e os contrários existem e podem ser pensados, mas, ao mesmo tempo, que provasse que a permanência dos seres também existe e pode ser pensada. Foi a partir da busca dessa solução que surgiu a lógica.
4. O que é a dialética platônica?
R= É um procedimento intelectual e linguístico que parte de alguma coisa que deve ser separada ou dividida em dois ou duas partes contrárias, de modo que se conheça sua contradição e possa determinar qual dos contrários é verdadeiro e qual é falso.
5. O que é a analítica ou lógica aristotélica?
R= É um conjunto de procedimentos de demonstração e prova. Trata-se de uma via alternativa à dialética platônica que, para Aristóteles, não é um procedimento seguro para o pensamento e a linguagem da filosofia e da ciência, pois tem como ponto de partida as meras opiniões