Logica
Exercício de raciocínio lógico:
1) 2,4,8,16... o número que vem a seguir nesta série é:
a) 20
b) 24
c) 32 (x)
d) 128
2) A,C,F,J,... a letra que vem a seguir seria a:
a) O (x)
b) R
c) S
d) M
e) U
3) É possível afirma que os japoneses são mais inteligentes que os africanos? Responda considerando o conceito clássico de inteligência e a utilize a teoria da inteligência múltipla de Gardner.
Não, segundo Gardiner tudo depende do que estamos fazendo, onde e por que, ou seja, a simples comparação de um japonês com um africano, não significa nada a não ser que se possa contextualizar esta abordagem. “A inteligência... é a capacidade de solucionar problemas ou elaborar produtos que são importantes em um determinado ambiente ou comunidade cultural.”
Exercício do cap: 2
Responda a questão a seguir:
1) Por que podemos dizer que o desenvolvimento histórico da logica como disciplina é indissociável do conhecimento histórico da filosofia?
Dos primeiros filósofos só chegaram até nós fragmentos sobre o que pensavam.
Apesar de serem responsáveis por uma preocupação cada vez maior em dar explicações mais coerentes e de acordo com as observações dos fenômenos naturais, ainda assim, não desenvolveram uma preocupação com a criação de algum método ou princípio básico a se seguir para que isso se tornasse possível.
Foi com Parmênides (cerca de 515-450 a.C.), filósofo de Eleia (cidade colônia da magna Grécia, região hoje próxima da Itália), que este problema foi trazido à tona. Dos fragmentos deste pensador, surgia a primeira exposição de um princípio lógico a partir do qual deveria ser conduzido o nosso raciocínio. Esse princípio se chamou: princípio da identidade
2) Qual a contraposição de Aristóteles em relação ao método dialético criado por Platão?
Aristóteles entendia que a dialética era um exercício do pensamento e do discurso e ela tinha seu valor; no entanto, para exercitar o pensamento, ou mesmo quando