logica e tecnicas de progamação
Unidade 1 – Argumentação1
Neste primeiro contato, ou seja, nessa primeira undidade, vamos analisar alguns tópicos introdutórios do estudo da lógica, que visa complementar e contribuir os assuntos já abordados nas teleaulas.
Muitas vezes as pessoas pensam que estudar lógica é uma tarefa muito difícil, mas vamos perceber que a lógica está presente em nosso cotidiano e que ela é necessária para estruturarmos nossos pensamentos de forma coerente e transmiti-los de maneira clara e compreensível.
Os objetivos fundamentais do estudo da Lógica são basicamente a busca pela argumentação, pela compreensão das nossas próprias razões e das razões alheias e as tomadas de posição diante dos acontecimentos e as escolhas.
Aprofundando o conhecimento: Um pouco de história...
A lógica teve sua origem como disciplina com Aristóteles, entre 300 e 400 anos antes de Cristo. Com Aristóteles teve início a caracterização das formas legítimas de argumentação, em contraposição a outras formas que pareciam corretas, mas que eram inadequadas (as falácias).
Aristóteles 384-322 a. C.
Seu ponto de partida para esses estudos foi a estrutura da língua grega e a pressuposição de que precedendo uma argumentação coerente encontra-se o uso adequado das palavras e das frases, de modo a evitar as ambigüidades e incertzas. De acordo com sua próprias palavras, um argumento se configura por “uma série de palavras em que, sendo admitidas certas coisas, delas resultará necessariamente alguma outra, pela simples razão de se terem admitido as primeiras”.
Seus trabalhos foram posteriormente reunidos em uma obra denominada Organon.
Na lógica aristotélica há uma delimitação entre a forma e o conteúdo de uma argumentação. Como assim? Os conteúdos das sentenças que fazem parte de um argumento não são considerados, mas apenas a forma como estão articulados ou o modo como umas são deduzidas das outras.
Veja esse exemplo:
Se me garantem que Todo homem é feliz e