Logica não cássica
A maioria dos equipamentos eletrônicos como os computadores e os sistemas digitais, utilizam a Lógica Clássica como base de seu funcionamento. Portando não se pode pensar na tecnologia existente hoje em dia separada da Ciência Lógica.
A Lógica Clássica tem sido binária, isto é, uma declaração é falsa ou verdadeira, não podendo ser ao mesmo tempo parcialmente verdadeira e parcialmente falsa. Esta suposição e a lei da não contradição, onde uma declaração não pode contradizer a outra, todas as possibilidades foram cobertas pelas leis da Lógica Clássica formando assim a base do pensamento lógico Ocidental.
Porém, as Lógicas Não-Clássicas violam justamente estas suposições binárias que não admitem ambiguidades e contradições. Por outro lado, o conceito de dualidade,
estabelecendo que algo pode e deve coexistir com o seu oposto, faz as aplicações das Lógicas Não-Clássicas parecer natural e até mesmo inevitável. Em muitas das experiências humanas não se pode afirmar categoricamente como sendo verdadeiras ou falsas, sim ou não como exige as leis da Lógica Clássica. Com uma verificação mais precisa das coisas que nos rodeia chega-se a conclusão que, entre a certeza de ser e a certeza de não ser, existem infinitos graus de incerteza.
Podemos chegar mais longe nesta análise quando percebemos que nas situações onde as opiniões a respeito de algo são originadas de diferentes fontes, além do grau de incerteza existente, aparecem também as contradições. Considerando as informações vindas com diferentes graus de incerteza, nas contradições as opiniões podem divergir totalmente ou apenas parcialmente. Portanto, nos fundamentos para se construir os novos sistemas digitais com base nas Lógicas Não-Clássicas além dos graus de incerteza, também vão estar inseridos como informação relevante para analise, os graus de contradição.
Na prática, principalmente nas áreas de Robótica e Inteligência Artificial, os sistemas digitais de controle com