Locação residecial
“Sociedade anônima é a sociedade empresária com capital social dividido em ações, espécie de valor mobiliário.
Os sócios são chamados acionistas e respondem pelas obrigações sociais até o limite do preço de emissão das ações que possuem.”
A principal característica da Sociedade Anônima sociedade Anônima é ser uma sociedade de capital.
Para esse tipo de sociedade o ponto mais importante é o capital que a compõe, não sendo relevantes as características dos sócios que o integralizam, como ocorre nas sociedades de pessoas.
CLASSIFICAÇÃO
SOCIEDADE ANÔNIMA FECHADA
A Sociedade Anônima de tipo Fechado possui ações como qualquer sociedade anônima, contudo a negociação se faz de forma mais limitada que a de tipo aberto.
Para a venda de ações e conseqüente alienação de quota societária da Sociedade Anônima Fechada, é importante se observarem as regras constantes do próprio Estatuto da sociedade, não podendo recorrer à Bolsa de Valores ou Mercado de Balcão.
Neste tipo de sociedade anônima, percebe-se uma menor liquidez no que representam as ações, visto que o acesso ao mercado consumidor é mais difícil. Assim, percebe-se que a alienação de quotas societárias é mais difícil para as S/A fechadas.
SOCIEDADE ANÔNIMA ABERTA
As ações das S/A abertas são livremente negociadas nas Bolsas de Valores e nos Mercados de Balcão, mediante autorização e fiscalização da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
As ações de sociedades abertas possuem maior liquidez, visto que o acesso ao mercado consumidor é mais fácil, bem como não há a necessidade de se conhecer diretamente o comprador, visto que todas as transações são realizadas a partir das Bolsas de Valores.
MERCADO DE CAPITAIS
O Mercado de Capitais é o órgão regido por normas do Governo Federal responsável pela transação de valores mobiliários com oferta ao público em geral.
Quando uma sociedade aberta deseja vender ações, por exemplo, pode fazê-la de duas