Locação de Obras
A locação da obra é o processo de transferência da planta baixa do projeto da edificação para o terreno, ou seja, os recuos, os afastamentos, os alicerces, as paredes, as aberturas etc.
Na fase de execução da locação da obra deve se adotar o máximo rigor possível. A presença do engenheiro civil nesta fase deve ser constante.
Processos de locação(gabarito):
1 - Locação por cavaletes;
2 – Locação por tábua corrida (tabeira).
1 – Locação por cavaletes
A locação por cavaletes é indicada para obras de menor porte – garagens, barracões e ampliações - e com poucos elementos a serem locados.
Nesse tipo de locação, os alinhamentos são definidos por pregos cravados nos cavaletes constituídos de duas ou três estacas cravadas diretamente no solo e travadas por uma travessa nivelada pregada nas estacas.
Esta c a o u po nta lete 2”x2”
. .
.
prego
Detalhe A
. .
.
ripa ou tra vessa 1”x2”
(em nível)
cavaletes
detalhe A
.
.
~1,20 m
eixo das paredes
.
esquadro
.
Figura 1- Locação utilizando cavaletes.
• Desvantagem:
A grande desvantagem dos cavaletes por serem isolados é a dificuldade de se perceber deslocamentos provocados pela circulação de equipamentos e operários, resultando com isso alinhamentos e locações fora do previsto.
Fig.2- Estaca Broca
Fig.3 – Bate-estaca
2 – Locação por tábua corrida
A locação por tábua corrida, também chamada de tabela ou tabeira, é indicada para obras com muitos elementos a serem locados. Consiste em contornar toda a futura edificação com um cavalete contínuo constituído de estacas e tábuas niveladas e em esquadro (polígono em esquadro). detalhe B
.
T ábua ou ripão (em nível) esquadro Pontaletes 3”x3”
~1,20 m
~1,50 m
Depois de definidas as linhas do gabarito, sempre que
Possível distânciadas 1,20 m ou mais da futura construção, fincam-se no solo os pontaletes que darão rigidez ao cercado, devendo desde