Locação de Obras
A locação da obra é o processo de transferência em verdadeira grandeza da planta baixa do projeto da edificação para o terreno, devendo-se obedecer as demarcações do projeto aprovado, ou seja, os recuos, os afastamentos, os alicerces, as paredes, as aberturas etc. Na fase de realização da locação da obra é necessário adotar o maior rigor possível, bem como os equipamentos e técnicas que asseguram o impecável controle das dimensões da edificação.
LOCAÇÃO DE OBRAS
Para a construção de uma obra inicialmente é preciso efetuar-se o levantamento topográfico do terreno a fim de a fornecer subsídios para que o profissional responsável consiga realiza seu projeto. Anteriormente ao inicio da construção, necessita-se materializar em campo pontos que definirão posições estratégicas da obra, como eixos de uma rodovia, fundação de um edifício, pilares de uma ponte, divisas de lotes e assim por diante. Essa materialização é denominada locação de obra, sendo a mesma de grande importância, pois uma falha no decorrer do processo de locação pode converter-se diretamente num erro da execução da obra.
Ao Longo de um levantamento topográfico são medidas direções e distâncias entre pontos, com base nessas informações podem ser calculadas as coordenadas das feições de interesse. Na locação o que acontece é o processo adverso: a partir de coordenadas de pontos definidos em um projeto são calculadas direções e distâncias em relação a marcos de referência. Com estes valores e a partir dos marcos de referência materializados em campo, é possível locar ou indicar a posição dos pontos de interesse.
Na locação trabalha-se exclusivamente com coordenadas planas de pontos (como no caso da locação da posição de pilares de uma obra) ou se utiliza as três coordenadas (para a locação de maquinários em indústrias, por exemplo), ou apenas se emprega a cota ou altitude do ponto, quando está se realizando uma escavação.
Durante o