Localização no espaço geografico
Não é difícil encontrar os pontos cardeais. O lugar onde o Sol nasce é o Leste ou Oriente; onde se põe é o Oeste ou Ocidente.
PARALELOS e MERIDIANOS – são linhas imaginárias traçadas sobre mapas e globos que representam a terra e que servem para localizar um ponto ou acidente geográfico na superfície terrestre.
PARALELOS – São linhas imaginárias traçadas paralelamente ao Equador. Elas não passam pelo centro da Terra e são em tamanho menor que o Equador.
O principal paralelo é o Equador. A partir da linha do Equador, traçamos os demais paralelos. Podemos traçar 90 paralelos no hemisfério norte e 90 paralelos no hemisfério sul. Eles são indicados por graus de circunferência, sendo o Equador o paralelo inicial, de 0º.
Os paralelos indicam a latitude de um lugar.
COORDENADAS GEOGRÁFICAS – São duas medidas angulares tomadas a partir de dois referenciais: o plano do Equador, onde a medida dada é a latitude; o outro é o plano do meridiano de origem (Greenwich), onde a medida dada é longitude.
LATITUDE – É à distância, medida em graus, de um ponto qualquer da superfície terrestre ao Equador, variando de 0º a 90º norte ou 0º a 90º sul.
Todos os pontos que se encontram ao longo de um mesmo paralelo têm a mesma latitude, isto é, estão a igual distância do Equador.
Todos os lugares ao norte da linha do Equador têm latitude norte (N). Os lugares que ficam ao sul dessa linha têm latitude sul (S).
LONGITUDE - É à distância, medida em graus, de um ponto qualquer da superfície terrestre ao Meridiano de Greenwich, variando de 0º a 180º (Linha Internacional de Data) para leste ou para oeste. Todos os lugares situados à direita do meridiano de Greenwich têm