Localização no Espaço Geografico
PROCESSO
Paralelos e Meridianos
Para localizar lugares ou objetos com precisão na superfície terrestre, usa-se um conjunto de linhas imaginárias traçadas sobre os mapas e globos. Essas linhas são denominadas paralelos e meridianos.
Paralelos
Os paralelos são linhas imaginárias horizontais. O principal é o Equador, que divide a Terra em duas partes iguais chamadas de hemisférios: Hemisfério Norte e Hemisfério Sul.
Meridiano
Os meridianos são linha imaginárias verticais. Todos os meridianos são medidos a partir do Meridiano de Greenwich, que corresponde a 0°. Greenwich divide a Terra em dois hemisférios: o Hemisfério Leste e o Hemisfério Oeste. A Latitude e a Longitude Ao observarmos os paralelos e os meridianos em um mapa, temos a impressão de que a Terra está envolta em uma rede. Essa rede permite localizar com precisão qualquer lugar ou objeto na superfície terrestre e pode nos indicar a latitude a a longitude desse lugar.
Latitude: Refere-se a todas as linhas deitadas paralelas a linha do Equador. As latitudes variam entre 0º, na linha do Equador, e 90º, ao norte ou ao sul desse paralelo.
Longitude: Refere-se a todas as linhas em pé, juntamente com os meridianos de Greenwich. As longitudes variam entre 0°, na linha de Greenwich, e 180º, para leste ou Oeste dessa linha.
Geografia humana e espaço geográfico
Na corrente conhecida como geografia tradicional, o conceito de espaço não era uma categoria central de pesquisa, pois os geógrafos trabalhavam principalmente com os conceitos de superfície terrestre, região, paisagem e território. Já a partir da década de 1950, com a chegada da geografia quantitativa, o conceito de espaço tornou-se central nas pesquisas em geografia humana. De fato, essa corrente do pensamento geográfico definia a geografia como a ciência que estuda a organização espacial, ou seja, a lógica que estabelece os padrões