lknnvlkafv
679 palavras
3 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁSDEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
Curso de Engenharia Civil
Fenômenos de Transporte
SIMULAÇÃO NÚMERICA DE MOVIMENTO DE ÁGUA EM SOLO NÃO-SATURADO
Goiânia, 2013
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
Curso de Engenharia Civil
SIMULAÇÃO NUMÉRICA DE MOVIMENTO DE ÁGUA EM SOLO NÃO SATURADO
Acadêmicos: Ariela Henriques Abdalla Claudio Pacheco Jurimar Rodrigo Umbelino Raphael Rocha
Orientador: Profº Felipe Correia
Goiânia, 2013
Introdução
O método chamado Flux-Spline simula numericamente problemas unidimensionais não lineares de infiltração de água em solo hidraulicamente homogêneo não-saturado. Testes foram feitos entre o método tradicional, Diferença Central, e o método Flux-Spline de modo com que o segundo método tenha vantagens sobre o primeiro.
Escoamentos, em meios porosos, em solos agrícolas, no processamento de alimentos, na condução de calor em sólidos, entre outros, são representados por difusão pura. Para governar estes fenômenos são usadas soluções analíticas. Porém com a presença de geometrias não lineares (devido a variações das propriedades do meio) não é possível solucionar pelo método analítico, então é usado o método numérico, um exemplo disto é o solo agrícola. Na engenharia civil também podemos encontrar vários exemplos destes processos, como em terrenos que serão construídos prédios, casas e estradas em regiões chuvosas.
Um esquema chamado Flux-Spline, criado por Varejão, apresenta um grande desempenho para solucionar problemas de escoamento bidimensional em regime permanente, como os citados. Este método será explicado através de uma simulação do