Lixo reciclado
“Impacto ambiental deve ser entendido como um desequilíbrio provocado por um choque, resultante da ação do homem sobre o meio ambiente. No entanto, pode ser resultados de acidentes naturais: a explosão de vulcão pode provocar poluição atmosférica. Mas devemos dar cada vez mais atenção aos impactos ambientais causados pela ação do homem”. (www.portaldaeducação.com. br )
O processo capitalista segundo KOTLER (2000, p.48) é um sistema capitalista, onde predomina a economia de mercado, nas quais estão inseridos, famí¬lias, empresas, governos e outras instituições, como as não governamentais (ONGs). Todas essas pessoas, famí¬lias, empresas, governos e outras instituições, têm necessidades e desejos de idéias, produtos, serviços.
Quando dizemos que o homem gera todo o lixo do planeta estamos afirmando entre linhas que ele é subjacente ao modo de consumo que escravizou a vida moderna. Onde a educação ambiental falta, os problemas são mais caros, mais impactantes, mais arrasadores. Mesmo que em curto prazo estes impactos permaneçam no anonimato pesquisas apontam um caos, na situação do lixo no planeta em menos de 30 anos, e se não nos educarmos para melhorar o pouco que nos resta, nossa geração futura pagará um preço muito caro.
“A cada 24 horas o Brasil produz 240.000 toneladas de lixo, sujeira que seria suficiente para lotar 1160 aviões cargueiros do tipo Boeing 747. O volume de lixo doméstico duplicou nos últimos 15 anos. Hoje, compram-se muito mais produtos industrializados que na década passada, incluindo alimentos e bebidas”. (www.ibge.gov.br)
Toneladas de embalagens de leite longa vida, montanhas de copinhos de iogurte, fraldas descartáveis, entre muitas outras coisas. O maior problema é que, enquanto a população adquire hábitos de primeiro mundo e consomem produtos de melhor qualidade, o tratamento do lixo continua sendo de país pobre. Hoje, 95% de tudo o que é jogado fora não recebe nenhum tipo de