Discurso - 50 anos no brasil
O SR. PRESIDENTE (Enio Bacci) Esta sessão solene destina-se a prestar homenagem ao Clube dos Desbravadores, tendo como autor o Deputado Lincoln Portela.Para compor a Mesa, convido o Sr. Edgard Turcílio, Primeiro Diretor de Clube dos Desbravadores de São Paulo. (Palmas.) Convido também para compor a Mesa o Sr. Oswaldo Fuckner, Primeiro Diretor de Clube dos Desbravadores de Santa Catarina. (Palmas.) Convido ainda para compor a Mesa o Sr. Wilson Sárli, Fundador dos Desbravadores no Brasil. (Palmas.) Neste momento, convido todos para, de pé, ouvir o Hino Nacional. (É executado o Hino Nacional.) |
Neste momento, convido todos a ouvir a apresentação do trompetista Neuber Mendes de Oliveira, que executará sua primeira música: "As pessoas precisam de Deus". (É executada a música. Palmas.) |
No momento em que a Câmara dos Deputados se reúne para homenagear o Clube dos Desbravadores, entidade presente em 130 países e ligada à Igreja Adventista do Sétimo Dia, abre-se bela oportunidade para refletirmos acerca da atenção que se está dando aos nossos jovens, tanto no núcleo familiar quanto no seu meio social.
A uma civilização que tem valorizado em demasia os bens de consumo e desvalorizado as qualidades morais da existência corresponde índice alarmante de crianças e adolescentes tomados pela indisciplina, pela insolência, pelos vícios, pelo desencanto em relação à vida.
Não é preciso muito esforço para concluir que uma juventude tão gravemente perturbada resultará em adultos problemáticos, para quem a felicidade é inalcançável e a razão de viver dilui-se em luta primária pela sobrevivência.
Podemos dizer que as bases desse terrível quadro encontram-se na dolorosa desagregação da família e na desumanização do homem.
Os laços familiares vão-se afrouxando gradualmente, em resposta às crescentes exigências econômicas de uma