Livro TIL
José Martiniano de Alencar, nasceu em 1º de maio de 1829 em uma cidade chamada Massajena no Ceará nordeste brasileiro, desde pequeno já mostrava interesses em livros de romances, sempre lia para sua mãe e parentes. No entanto começou a trabalhar como advogado e trabalhou também como jornalista e foi deputado e ministro da justiça.
Ele lançou sua primeira obra aos 26 anos chamada “Cinco Minutos” e continuou a escrever, seus grandes livros tinham sempre um pouco de sua infância como: “O Guarani” e “Iracema”que retratam um pouco do cenário que ele viveu. Com essas grandes obras ele foi considerado o precursor do romantismo brasileiro.
Contexto Histórico
O livro TiL é retratado na época rural do país, e escrito na fase regionalista do autor, onde ele enfatiza o amor, inocência e a fragilidade dos personagens. Mostra também os costumes das famílias de fazendeiros.
No ano de publicação da obra, o Brasil estava passando por uma aprovação da Lei do Ventre Livre, que garantia a liberdade a filhos de escravos nascidos no Brasil.
Em 1872 acontecia o censo democrático do país, foi o primeiro realizado na época imperial. Nesse censo a região nordeste era considerada a mais populosa do país, mesmo Pernambuco tendo a menor área comparado a São Paulo, e tinha a população maior que a Paraíba.
Resumo do Livro
A historia se inicia com Besita moça pobre porem muito bonita que esta apaixonada por Luis Galvão, mais por pressão dos pais acaba se casando com Ribeiro, certa vez Ribeiro tendo que ir para cidade deixa Besita na fazenda, Luis Galvão sabendo disso aparece e acaba ficando com Besita, ela o teve como um esposo naquela noite, tendo acontecendo isso Besita acaba concedendo uma menina que lhe da o nome de Berta.
Em uma tarde Ribeiro volta a sua fazendo e encontra sua mulher com a menina, e acaba matando-a, Jão amigo de Luis Galvão vendo isso pega a menina e a leva para uma casa para viver