Livro til - roteiro de investigação
Osasco, 15 de março de 2012
João Victor de Oliveira Bortoloto n° 18 - 2°B - E.M.
“ Til ” : José de Alencar – Investigação e Leitura
1. Importância do autor para a literatura brasileira, mencionar o período de sua produção e o que foi mais relevante nessa produção.
José Martiniano de Alencar é considerado o maior romancista brasileiro. Em 1854 iniciou como folhetista no Correio Mercantil. Escreveu o livro Til em 1871, baseando-se no interior paulista como o lugar sede da história. José de Alencar se formou em direito no Largo de São Francisco. Uma característica comum em suas obras é que ele sempre produziu uma literatura nacionalista, utilizando um vocabulário típico brasileiro e evitando o estilo lusitano.
2. Quatro exemplos, de capítulos diferentes, para cada item abaixo, em que haja:
a) Uso predominante da tipologia descritiva para caracterizar a sociedade rural em que ocorre a narrativa.
R: “Caminhavam por uma recha, bordada de ilhas de mato, que emergiam aqui e ali do verde gramado. Pela ramagem frondente das árvores e renovos que abrolhavam, percebia-se a proximidade de uma grande manancial, e entre as crepitações da brisa nas folhas, como um tom opaco desse arpejo da solidão, ouvia-se o murmúre soturno do
Piracicaba, que leva ao Tietê o tributo caudal de suas águas.” Volume 1, Capítulo 1.
“Cerca de uma légua abaixo da confluência do Atibaia com o Piracicaba, e à margem deste último rio, estava situada a fazenda das Palmas.
Ficava no seio de uma bela floresta virgem, porventura a mais vasta e frondosa, das que então contava a província de São Paulo, e foram convertidas a ferro e fogo em campos de cultura. Daquela que borda as margens do Piracicaba, e vai morrer nos campos de Ipu, ainda restam grandes matas, cortadas de roças e cafezais. Mas dificilmente se encontram já aqueles gigantes da selva brasileira, cujos troncos enormes deram as grandes canoas, que serviram à exploração de Mato Grosso.