Livro historia do cotidiano
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
(nome)
HISTÓRIAS DO COTIDIANO
Fichamento apresentado no curso de Educação Física da Faculdade AGES como um dos pré- requisitos para a obtenção de nota parcial da disciplina de (Materia) do (...) período, sob a orientação do professor (nome).
Paripiranga
Abril de 2013
PRIORI, Mary Del. HISTORIAS DO COTIDIANO, São Paulo, PinskyLtda, 2001.
RESUMO:
Mary Del Priore é uma historiadora brasileira que tem se dedicado ao estudo dos costumes e do nosso cotidiano. Os seus anos de pesquisa em arquivos e bibliotecas, ou no exercício do magistério legaram uma experiência singular para a produção de uma escrita leve e envolvente. Suas palavras são um convite para que se possa conhecer um Brasil que não aparece nos textos, comumente, dedilhados nas salas de aula do ensino médio, e quiçá superior. Assim, na obra: “Historia do Cotidiano” (São Paulo: contexto, 2001), o assunto é o cotidiano desvendado através de cinco capítulos: corpo, família, convívio, mulher e crianças. Jovens e velhos, que devem ser lidos como crônicas, numa espécie de retalhos que permitem a formação de uma bricolagem espetacular da nossa gente, costumes e historia.
CORPO
A primeira provocação é feita no capitulo sobre o “corpo”, em que o leitor se depara com a descrição do uso do sutiã. No fundo a intenção é demonstrar como o corpo é uma construção social, modelado a partir de panos, outros recursos artificiais, que mudam ao longo do tempo. Assim, o espartilho cedeu lugar ao sutiã, e, os velhos instrumentos de modelagem feminina, a exemplo do uso de receitas caseiras a base de urina e sangue de galinha, são substituídos pela indústria da estética. A lição que perdura é a luta das mulheres para disfarçar a feiúra, a ponto de fazem uso de cirurgias plásticas, ou da constatação dos limites que a mulher tinha no uso do corpo, a ponto de recorrerem a ervas ebortivas desde o século XVIII, para manterem-se virgens,