Livro Cultura
Resumo
A definição e conceito de “cultura” é uma questão importante para a Antropologia. Este conceito simples é na verdade rico e complexo, de forma que até os dias atuais isso ainda é questão de discussão para as pessoas. Laraia aponta suas definições mais importantes e vários exemplos vindos da literatura antropológica, o texto também fala sobre a influencia da cultura sobre o comportamento humano sobre a organização biológica do homem. Também mostra que a cultura é dinâmica e tem tendências etnocêntricas.
Laraia se baseia na idéia que de que a formação de grupos sociais determina o comportamento humano, que o determinismo biológico não influencia o aprendizado de determinada cultura, processo denominado pelo autor como endoculturação.
Em relação ao determinismo geográfico, ele defende que hipoteticamente a região influenciaria a cultura dos povos, por se encontrarem em espaços físicos diferentes, já que a cultura age seletivamente e não casualmente sendo provado através de centenas de estudos sobre vários povos, foi possível constatar que mesmo nos mesmos ambientes, havia culturas diferentes e que existiam culturas bastante semelhantes em espaços físicos diferentes.
Outra questão que ele apontou sobre o conceito de cultura, é que, o primeiro antropólogo a abordar o conceito de cultura no sentido moderno foi Tylor como sendo o “complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes e quaisquer outros hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade”, aludindo que tal conceito é uma síntese de vários pensamentos com a mesma linha ideológica, os quais se desenvolveram em vários estudos como os de John Locke, Turgot, Rousseau, autores que tentavam quebrar o raciocínio da relação entre natural e cultural, como domínios que se interagem diretamente. Tylor,define o termo como todo comportamento humano