Conservação de Frutas
Desinfecção com Frexus
Objetivo: Verificar a eficiência da desinfecção das câmaras e bins vazios com a utilização do produto Frexus DC e comparar esta eficiência com o produto e método de aplicação que utilizamos atualmente que é a pulverização atraves do atomizador elétrico com Clorexidina 20%. Também foi testado o produto Frexus CH na lavagem de bins e comparado com o produto utilizado hoje em dia que é o Dicloro.
Experimento 1: Desinfecção câmaras Vazias
Em duas câmaras denominadas A e B com dimensões de aproximadamente 1970m³ foi realizado o experimento. Em ambas foi realizado um plaqueamento inicial logo após as mesmas serem esvaziadas sem a realização de nenhum tipo de higienização. Foi colocado cinco placas petri com o meio de cultura DRBC ( Especifico para fungos e leveduras) em cada câmara as quais ficaram expostas pelo periodo de 1 hora com a ventilação das câmaras ligadas, após este periodo foi retirado as placas, vedadas e incubadas por 7 dias á uma temperatura de 20 °C.
Após a retirada das placas foi realizado a higienização das somente com detergente neutro e água sem a utilização de nenhum produto desinfetante.
Depois de realizada a higienização e retirado todo o excesso de água da câmara foi realizado um novo plaqueamento com cinco placas em cada câmara distribuidas nos mesmos pontos que o plaqueamento anterior e deixadas expostas ao ambiente novamente por 1 hora com a ventilação da câmara ligada, após este periodo foi retirado as placas, vedadas e incubadas por 7 dias á uma temperatura de 20 °C.
Terminado este plaqueamento foi realizado a desinfecção. Na Câmara A foi realizado a desifecção utilizado a clorexidinha na concentração indicada pelo fornecedor(250ml/4 litros de água). A solução foi posta no atomizador e realizada a nebulização. As portas da câmara foram mantidas fechadas por 24 horas e após realizado outro plaqueamento seguindo a metodologia utilizada anteriormente. Da mesa forma foi realizado o