Livro Cesar Sezar e Caldini 2° ano
1) Os fungos são heterótrofos, pois não sintetizam, ou seja, não produzem sua própria comida.
2) As hifas são responsáveis por liberar enzimas que degradam carboidratos e por absorver os glicídios, um micélio é um conjunto de hifas. Os corpos de frutificação são responsáveis pela fase de produção de esporos.
3) A relação dos liquens, na qual as algas são encarregadas de realizar a fotossíntese, enquanto os fungos realizam o papel da absorção.
Micorrizos é a relação entre a raiz de certas orquídeas e de arvores florestais com fungos. As orquídeas sintetizam compostos orgânicos e cede aos fungos, que em troca fornecem as orquídeas nutrientes minerais e nitrogênio.
4) Os fungos são compostos por hifas, que são filamentos de células que formam uma rede, chamada de micélio. Este se estende até o alimento, e realiza a absorção de seus nutrientes. Eles soltam ao seu redor uma substância chamada exoenzima, que é praticamente igual a uma enzima digestiva. Essas enzimas digerem moléculas orgânicas do ambiente, e então o fungo absorve o seu alimento que foi digerido pelas exoenzimas.
5) É o papel de decompositor. Muitos fungos decompõem a matéria orgânica atacando os cadáveres, restos de vegetais, decompondo-a pouco a pouco.
6) Os liquens são sensíveis à poluição, devido isso se tornam indicadores da pureza do ar. Onda há liquens, há uma boa condição do ar.
7) Essas substâncias são utilizadas como defesa pelos fungos, já que são tóxicas a alguns outros organismos.
8) A) O Mofo é um fungo que surge em ambientes úmidos.
B) Alguns fungos produzem antibióticos que combatem o desenvolvimento de bactérias.
9) A) No pote IV (destampado). Esse pote ficará em contanto com uma maior quantidade de esporos presentes no ar, e a tampa aberta facilitará a umidificação dos fungos e assim sua proliferação.
B) Esporo – hifa – micélio – corpo de frutificação – esporo. Repetidas vezes.
C) Pois necessitam de uma fonte de alimentação orgânica, devido terem