Livro arte da guerra
Editora: Jardim dos Livros Autor: Sun Tzu
Resenha
Sun Tzu, um filósofo que se tornou general, mostra neste livro que dominar "A Arte da Guerra" é fundamental para o Estado, conhece-la bem é questão de vida ou morte e que a diferença entre segurança e ruína jamais deve ser ignorada.
O Estado não sobrevive sem ter como pedra angular "A Arte da Guerra" que em poucas palavras significa conhecer a si mesmo, conhecer o seu inimigo, ter os seus comandados sob disciplina total e saber todas as informações táticas necessárias para vencer a batalha, e as peças importantes neste trâmite são os espiões, pois eles revelam as posições tanto dos inimigos quanto dos seus próprios comandados e se estão em posição de disciplina total.
O primeiro passo para que a guerra a ser enfrentar seja ganha, é fazer um estudo preliminar detalhado baseado nos cinco fatores fundamentais. Os cinco fatores são: a influência moral (Tao – Caminho), o clima, o terreno (Terra), o comando (Líder) e a doutrina (Métodos). O domínio desses fatores levará o general à vitória e o desconhecimento deles à ruína.
Os elementos essenciais para se conseguir a vitória numa guerra são: Se o soberano tem o Tao (Caminho) obtendo subordinados bem preparados, um comandante competente e habilidoso, vantagens do clima e da terra, disciplina do comandante e dos comandados, uso da concessão de prêmio e castigo de maneira correta, exército forte e exército com os oficiais e as tropas mais bem treinadas.
O texto tem como objetivo a busca da vitória. A competição e o conflito geral, em todos os níveis fornecem argumentos para que a meta pela vitória seja estrategicamente planejada. Por isso, o livro do guerreiro-filósofo chinês Sun Tzu é recomendável aos ocupantes de cargos de liderança, políticos e estudantes da arte ou ciência da