Biomecânica e conceitos na natação
Nadar = ação motora de locomoção dentro do ambiente aquático com recursos próprios.
O ambiente aquático quando desequilibrado irá buscar se reorganizar buscando os espaços perdidos na tentativa de reequilibrar-se, pois sofreu uma ou mais ações de agente externo (corpo)
Quando um corpo se encontra mergulhado no ambiente aquático e em movimento provocará ações que causam o que chamamos de "perturbações no ambiente". Podendo o corpo estar equilibrado de forma estacionária ou em equilíbrio dinâmico móvel, em translação promovida pelo nado (movimentos auto-propulsivos)
A sinestesia do corpo mergulhado em água
Toda vez quando mergulhado, o sujeito sofrerá interferências deste ambiente em órgãos dos cinco sentidos:
1) Tato - a pele e os receptores nervosos recebem efeitos de contato como viscosidade da água e a pressão hidrostática do volume de água contra o corpo
2) Olfato - as partes do corpo ligadas ao olfato como nariz, narinas, seios da face. Por se comunicarem por canais,que podem a qualquer momento serem alagados por água, pode haver uma irritação da mucosa pela água ou os componentes nela dissolvido.
3) Visão - os olhos captam a mensagem e geram o efeito visual. Estes sofrem irritação das paredes oculares por contato das membranas, recebem o efeito da pressão hidrostática. Quando no uso de equipamentos como óculos, podem causar lesões pela barotraumas.
4) Audição - o aparelho de audição é prejudicado nas suas estruturas anatômicas do ouvido externo, em forma de canais e abertos, os quais se alagam com a água e podem reter pequenas quantidades no seu interior. Isso pode causar de um desconforto à uma infecção de ouvido.
5) Gustação - sentido do paladar, a água pura é sem gosto, cheiro ou cor.
Fatores intrínsecos ao corpo humano que podem interferir no desenvolvimento aquático:
1) Hereditariedade -> condição física estrutural com pouca densidade;
2) Deformidades -> condição física que pode ser de nascença ou adquirida que interfere no