livro: arcadismo portugues
A Europa do século XVIII se caracterizava por profundas mudanças:
a. Intenso progresso científico:
- lei da gravidade descoberta por Newton (1642-1727);
- abordagem das leis das sensações pela Psicologia;
- Classificação dos seres vivos pela Biologia.
b. Desse surto de progresso resulta a tecnologia e o conseqüente aumento da produção. Generaliza-se a concepção de que negócios e ciências constituem campos independentes da esfera religiosa.
c. A grande quantidade de produtos gera novas formas de comércio, fortalecendo a burguesia, classe que vai se afirmar como líder da História.
d. O progresso de industrialização provoca a urbanização cada vez mais crescente, o que ocasiona o fenômeno da corrida às cidades e o abandono do campo.
e. A Declaração dos Direitos do Homem vem à luz em 1789, na França.
f. A Revolução Francesa é o ponto culminante da realidade, e a conseqüência indireta disso é o culto da razão prática.
g. Os progressos na investigação biológica fortalecem a concepção de que o mundo é fundamentalmente homogêneo: a heterogeneidade no campo psicológico, biológico e físico é apenas aparente e resulta da mesma evolução material.
Conseqüências:
a) uma visão de mundo totalmente científica: o homem da época acredita na ciência como meio de explicar o mundo e como meio de modificar a sociedade;
b) a Razão passa a ser a base de todo o saber humano: a antítese e a religiosidade do Barrocos são menosprezadas.
Todas essas mudanças caracterizaram um movimento cultural que marca a fisionomia da Europa do século XVIII: o Iluminismo
A idéia de progresso como meio de trazer a felicidade ao maior número de pessoas é predominante na época.
Por isso, o século XVIII é conhecido como o século das luzes, século em que se acredita que tudo pode ser explicado pela ciência e pela razão.
Essa visão de mundo se concretiza na Enciclopédia(colossal obra de uns 30 volumes, sintetizou os conhecimentos filosóficos e científicos da época), publicada na