Exame do Estado Mental
David Helfgott
FASE I – DADOS BIOGRÁFICOS:
David Helfgott, indivíduo do sexo masculino, solteiro é descendente de uma família judaica. É admitido na nossa instituição depois de uma recaída da sua doença.
Em criança, David aprende a tocar piano pela mão de seu pai (uma pessoa obcecada em vencer com tolerância zero para a desobediência e o fracasso). Com este seu talento, entra numa competição local onde o Sr. Rosen o descobre e convence, ao fim de uns conflitos, o pai a poder dar aulas a David.
Já em adolescente, David ganha um campeonato musical e é convidado para estudar na América. Apesar do apoio inicial, o pai proíbe a sua partida e fá-lo pensar que se o fizesse destruiria a família. Continua os estudos na música e torna-se amigo da escritora Katherine que tem como sua principal figura de afeto. O seu talento continua a crescer, até que é convidado para uma bolsa de estudo na Royal College of Music em Londres. O seu pai proíbe-o de partir outra vez, mas com o incentivo de Katherine ele vai.
Em Londres, David entra numa competição com o “Rach 3”, uma obra que lhe relembra a infância e que tentava tocar para colocar o seu pai orgulhoso. Tornou-se obsessivo com a sua prática. Ganha a competição, e nesse momento sofre um colapso nervoso e é admitido num hospital psiquiátrico. Recupera e volta a Austrália onde sofre a referida recaída.
FASE II – EXAME DO ESTADO MENTAL
Aspeto, atitude, atividade – Indivíduo do sexo masculino; magro e alto; raça caucasiana. Idade parece mais significativa do que a real; Despenteado, mas com barba feita; Roupas limpas, embora não tenha muito cuidado com as suas escolhas de vestuário. Fuma bastante; Senta-se com os braços cruzados; ombros caídos; hipervigilante; com necessidade de contacto físico, maioritariamente afetuoso, abraçando constantemente quer mulheres, quer homens. “Fala com as mãos”. Emite diversos sons, maioritariamente no final de cada frase. A sua expressão facial exprime