Livre Comércio Entre Países
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
JOSÉ ANTONIO LEAL
BRUNA NICOLA FISCHER
TRABALHO EM GRUPO
LIVRE COMÉRCIO ENTRE PAÍSES
SANTOS
BROTAS
2013
JOSÉ ANTONIO LEAL – RA 1112092
BRUNA NICOLLELA FISCHER – RA 1100252
TRABALHO EM GRUPO
LIVRE COMÉRCIO ENTRE PAÍSES
Trabalho em Grupo referente à disciplina Estudos Disciplinares II do curso de Administração, 2° bimestre do 6º semestre, apresentado à Unip – Universidade Paulista.
Professor: Flavio Martin
SANTOS
BROTAS
2013
1. INTRODUÇÃO Com a globalização mundial, países, principalmente, de um mesmo continente, com intuito de fomentar suas participações no comércio internacional uniram-se criando blocos regionais de comércio, como exemplo podemos citar o MERCOSUL. Estas uniões comerciais ultrapassaram as fronteiras regionais, estendendo-se às parcerias intercontinentais.
2. CONCEITO
O conceito dos idealizadores desses tratados está baseado em teorias e doutrinas de renomados administradores, economistas, tais como, Adam Smith (Teoria da Vantagem Absoluta), David Ricardo (Doutrina da Vantagem Comparativa), Hecksher Ohlin (Teoria da Dotação de Fatores) entre outros.
3. OBJETIVO O principal objetivo foca a criação de regras comerciais que venham a diminuir barreiras burocráticas e, principalmente, alfandegárias entre os países membros. Estas reduções tarifárias tendem a propiciar o desenvolvimento econômico, alicerçado no aumento de produtividade dos países participantes.
4. COMENTÁRIOS O texto exposto, bem como tema proposto a este Trabalho em Grupo, nos remete a uma melhor análise sobre as relações entre Brasil e Argentina, países que mantém vasto currículo de comércio bilateral. Entre outros, há um acordo vigente, desde 2008, de relevante importância, na área automotiva, que alavancou a economia de ambas as nações, pois, está fora das regras impostas pelo MERCOSUL. Neste acordo ficou estabelecido que a cada