trabalho livre comercio entre paises
São feitos acordos, negociações de regras, tarifas para um processo seguro, este acordo é conhecido como “Livre Comércio entre países”, ou seja, se resume em geral na redução ou eliminação de taxas alfandegárias nas relações comerciais entre dois ou mais países que integram uma “zona de livre comércio”.
A União Aduaneira tem como princípio o conceito do livre comercio apresentando dois objetivos: a igualdade na taxa externa comum e a livre circulação de mercadorias nos países acordados.
Surgindo então a criação do MERCOSUL, bloco econômico em vigor desde 1995 composto por: Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela, com objetivo de buscar maior produtividade, livre circulação de mercadorias de acordo com as definições do Livre comércio.
As zonas de livre comércio tem por objetivo estimular o comércio entre os países participantes, com a redução de taxas e burocracias para a circulação e comercialização de produtos entre os países.
Temos também as desvantagens que se apresentam algumas vezes no livre comércio, pois a falta de controle na comercialização de produtos entre os países pode resultar num desequilíbrio na balança comercial entre eles. Isso é afetado, devido a desacordos de contratos, atrasos no processo de fabricação, ou até mesmo problemas com fatos políticos. Gerando transtornos no processo já que na maioria das vezes são milhões investidos e esperados como lucro entre os países em negociação.
Em busca de melhores oportunidades o MERCOSUL formalizou uma proposta a União Europeia, com isso o Brasil busca no próximo ano que América do Sul se torne uma das maiores zonas de livre comércio. A Argentina está sendo considerado um obstáculo para o prosseguimento das negociações, pelo motivo da Presidente não ter finalizado a lista de produtos que devem ser entregue juntamente com a