liuliu
A ditadura militar foi uma época difícil, pois os militares governavam o Brasil, e caracterizou-se pelas falta de democracia. Era o fim do regime militar, tudo graças ao deputado Tancredo Neves, mas que logo faleceu e foi substituído por José Sarney, que deu continuidade ao compromisso de promover a redemocratização do país. Para isso enviou ao congresso a Emenda constitucional nº 26 de 1985, que convocava a Constituinte. A convocação da Emenda causou grande polemica na população, pois o governo queria uma constituinte congressista, mas no fim de todas essas discursões o governo acabou ganhando, e em Fevereiro de 1987. Ulysses Guimarães início oficialmente os trabalhos de construção da Sétima Constituição Brasileira. Foi a primeira vez que o povo participou da elaboração da constituição, além da apresentação direta de sugestões, a população acompanhou da galeria do planetário da câmara, os trabalhos do constituinte.
Outro grande feito da Assembleia Constituinte foi à divulgação de seus trabalhos, o que gerou uma grande mobilização popular.
O corpo eleitoral na época era de 69 milhões de pessoas, dessas 60 milhões acompanhavam os jornais nacionais e viam os trabalhos. Por conta disso, diversos grupos visitavam os corredores do Congresso e pressionavam os parlamentares.
Os principais objetivos e ideias defendidas:
- Restabeleceu eleições diretas para os cargos de presidente da República, governadores de estados e prefeitos municipais.
- Definiu o mandato presidencial de 5 anos.
- Estabeleceu o direito de voto para os analfabetos.
- Definiu o voto facultativo para os jovens de 16 a 18 anos de idade.
- Sistema pluripartidário.
O deputado Ulysses Guimarães assinando a Constituição.
Ulysses Guimarães erguendo a Constituição.
Plenário da Assembleia Constituinte comemorando o fim dos trabalhos de votações.
Conclusão
Muitas pessoas lutaram por esse direito e por essa