Litoral da Paraíba - Feições topográficas, ecossistemas costeiros, ocupações urbanas e as interferências ambientais.
Disciplina: Teoria Ecológica e Análise Ambiental
Período: 2012.1
Litoral da Paraíba
Feições topográficas, ecossistemas costeiros, ocupações urbanas e as interferências ambientais.
Jéssica Patrícia da Silva Costa - 10921169
Professor:
Gilson Moura
João Pessoa
10/2012
O litoral da Paraíba se estende por cerca de 133 quilômetros, compreende uma faixa que vai da desembocadura do rio Goiana ao sul do estado, onde se limita com o estado de Pernambuco, até o estuário do rio Guaju ao norte, na divisa com o Rio Grande do Norte. O estuário do rio Paraíba divide o litoral em norte e sul, os municípios que compõem o Litoral Norte são: Lucena, Rio Tinto, Marcação, Mamanguape, Baia da Traição e Mataraca. O Litoral Sul abrange os territórios municipais de João Pessoa, Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, Conde, Alhandra e Pitimbu.
O litoral paraibano também chamado de região da mata possui um relevo formado por tabuleiros, com falésias na fachada oceânica que sofre com erosões levando grandes quantidades de terra para o oceano, temos a planície litorânea que é formada pelas praias e suas terras resultam da acumulação de sedimentos marinhos e fluviais, como arenosas com dunas, restingas, lagoas e planícies aluviais, fluvio-marinhas e estuarinas dos rios que deságuam no Atlântico. A vegetação litorânea do estado da Paraíba apresenta matas, manguezais e cerrados, formados pela floresta Atlântica, as matas registram a presença de árvores altas, sempre verdes, e nos estuários, os manguezais apresentam árvores com raízes de suporte, adaptadas à sobrevivência neste tipo de ambiente natural.
A costa litorânea possui um ecossistema formado por mangues que revestem as planícies dos estuários, sujeitas as influencias permanentes dos fluxos e refluxos das mares, permanecendo submersas durante as mares cheias e emersas durante as mares baixas, utilizada como local de reprodução de muitas espécies marinhas. Recifes são formados no