Litografia na informatica
Prof.º: Osmar Aparecido Bento Junior
Introdução
Desde as primeiras prensas tipográficas até as tecnologias de impressão litográfica mais recente, a impressão permitiu às pessoas compartilhar conhecimentos e se comunicar de maneira que mudaram o mundo. E, apesar da chegada da era informática, o mercado mundial para produtos impressos de todos os tipos continua a crescer, com novos formatos, superfícies, cores e recursos em demanda crescente.
O processo da litografia
Tudo começa com o wafer de silício em seu estado original. A primeira etapa do processo é oxidar a parte superior do wafer, transformando-a em dióxido de silício. Isso é feito através da exposição do wafer a gases corrosivos e a altas temperaturas. A fina camada de dióxido de silício que se forma é que será usada como base para a construção dos transistores, que ocupam apenas a superfície do wafer:
Em seguida é aplicada uma camada bastante fina de um material fotossensível sobre a camada de dióxido de silício, cobrindo toda a superfície do wafer. Ele passa então por um banho de luz ultra-violeta, que é aplicada sobre uma máscara de litografia, que "imprime" um padrão sobre a superfície, o que permite criar o desenho dos componentes:
A camada fotossensível é originalmente sólida, mas ao ser atingida pela luz ultravioleta transforma-se numa substância gelatinosa, que pode ser facilmente removida. Depois de remover as partes moles da camada fotossensível