Literaturagotica

948 palavras 4 páginas
A MASSIFICAÇÃO DO GÓTICO NOS MEIOS DE ENTRETENIMENTO

Expressão que designa um tipo específico de literatura emergente no século XVIII, que tem como fundador Horace Walpole e a sua obra The Castle of Otranto (1764). Caracteriza-se pelos ambientes sombrios, pelo uso do sobrenatural e é geralmente aplicada a um conjunto de romances escritos entre 1764 e 1820. É possível encontrar, ainda no século XX, romances com características deste tipo de literatura.
A palavra gótico tem origem numa tribo germânica, os Godos, que por volta do século II a.C. se tinha instalado nas margens do Báltico. Esta palavra entra no vocabulário significando germânico e mais tarde, com o Renascimento e o Iluminismo, medieval. Gótico seria tudo o que dissesse respeito à Idade Média, vista como a Idade das Trevas e associada à brutalidade, às superstições e ao feudalismo. Assim, e até ao século XVIII, a palavra era usada de forma depreciativa.
Pensar na natureza da estética gótica implica, necessariamente, desenvolver uma reflexão no sentido de delimitar os campos de abrangência desse termo. De um modo geral, esse conceito habita dois universos que se interpenetram: o do historiador da arte e o do teórico da literatura.
Para o historiador da arte e da arquitetura, o termo gótico identifica o conjunto de manifestações artísticas produzidas na Europa ocidental no período da baixa Idade Média, sobretudo nos séculos XII e XIII. Ao longo desse período, o processo de desenvolvimento urbano pelo qual passaram diversas cidades europeias estimula o aparecimento de novas formas artísticas, com destaque para a construção das catedrais, templos de caráter monumental que empregavam novos conceitos formais e construtivos, entre os quais arcos de formato ogival e abóbodas com arcos cruzados.
Já para o teórico da literatura, o termo gótico está estritamente vinculado a uma nova modalidade de poesia e prosa de ficção que surge a partir da segunda metade do século XVIII, dentro do contexto

Relacionados