Dano moral
“O assedio moral é um tema que afeta muita gente, que afeta a alma do ser humano , reduzindo a vontade de viver, com a perda da estima e a fé na vida. O assédio moral é caracterizado pela conduta ofensiva e reiterada de perseguição ao empregado, causando-lhe humilhação.”
“O assédio moral pode reduzir a pó os valores do ser humano idealizados ao longo do seu processo de formação psicológica e, com isto, converter-se num mero objeto, com a inquestionável perda da dignidade.”
“Uma das principais conseqüências negativas causadas pelo assédio moral é a insegurança do assediado, que carrega consigo o medo de errar e de perder o emprego. Isso acaba enfatizando , de forma notória, o poder hierárquico conferido pelo próprio empregado ao seu malfeitor, submetendo-se , por angústia e insegurança, á roupagem de um ser incompetente. A baixa-estima se estende em todo o seu contexto, seja no trabalho, em casa, na escola e na própria sociedade, dando legitimidade e falso poder ao assediador (quem persegue outra pessoa injustamente e de forma excessiva e destrói sua conveniência social), que se vangloria em ofender o seu próximo, por vaidade e soberba. “
“A ofensa à dignidade humana, seja pelo empregador ou por colega de trabalho, causa ofensa a toda a raça humana, considerando que o ser humano não pode ser reconhecido como um objeto passível de ofensa, que fere a sua própria existência, repudiando toda solidariedade ético-humanitaria. E mais: o assediado poderá um dia também se transformar em assediador, cujo ciclo leva ao reconhecimento de uma sociedade egoísta e que afasta a importância do seu semelhante como um processo de aprendizagem de si mesmo.”
CAHALI, Yussef Said, Dano Moral, 3 ed. São Paulo, Revista dos Tribunais 2005. Local: unidade