Literatura
A literatura é uma arte, através dela sentimos a liberdade da recreação uma forma de linguagem transmitida por um artista expressa em sua obra, onde nos mostra o novo, nos põe diante da ficção para chegarmos à realidade. O leitor inicia uma viajem independente das pretensões do autor, leitor livre sonhador e construtor.
O conceito de literatura começa considerando que muitas tem sido as tentativa de definir literatura, é possível definir como escrita imaginativa, ficção. Não acreditamos nessa definição pelo fato de que a obra deve ser prioritariamente característica das belas letras, nesse sentido algo real onde a imaginação tem seu espaço pois as grandes descobertas da humanidade tem uma ligação com o imaginário, como por exemplo, a criação do avião, fruto de um sonho, Ícaro imaginou essa possibilidade na poesia, pois queria voar como as aves.
Eagleton defende sua ideia baseando-se em fatos reais, pois acredita que o real seja fruto das possibilidades imaginarias, a literatura sustenta-se de uma evolução histórica e social onde os textos que se deixem seduzir pela ideia de que os significados não encerrados nele, nem mesmo, um significado correto e o leitor assume uma postura ativa nesse processo, ao chegar ao texto o leitor conta com suas vivencias sócias e experiências literárias anteriores e não se atribui a culpa ao leitor pelo não entendimento do texto tão pouco ao autor criador cada um possuo seu contexto e a formação desses contexto oferece o resultado da imaginação e criação no texto, isso se dá a partir da necessidade de comunicação entre os semelhantes. (AGLETON, terry.2006)
Com essa definição de literatura podemos observar que teoria de literatura não se apresenta como algo abstrato, o pensamento desvincula de teorias ultrapassadas, porem mesmo essa argumentação não é pura nem se desvincula de outras, pois o autor também tem suas vivencias anteriores. Mesmo assim, a sua luta pelo sentido de abertura de uma visão mais