Literatura
Características:
A Literatura trata-se de certo momento histórico em que determinado autor está inserido.
É saber usar a língua artisticamente, deixando transparecer a beleza, a harmonia e o estilo próprio de cada autor.
Escrever um texto em busca da beleza estética dentro de um contexto.
Linguagem:
Linguagem Conotativa: Linguagem que permite múltiplas interpretações.
Linguagem Pessoal.
Linguagem com Sentimentos.
Gêneros Literários
NARRATIVO
LÍRICO
DRAMATICO
Mundo Externo
Subjetividade
(emoções)
Teatro
(ação)
Narra uma história
EU-lírico
(narra uma poesia)
Texto Encenado
Narrativo: Mostra o mundo externo, onde alguém narra a história, podendo ser em 1ª ou 3ª pessoa, narrador pode ser onisciente e onipresente e a história contada pode ser realista ou fictícia. Gêneros narrativos: conto, novela, romance, fábula, crônica.
Romance: Trata-se de uma narrativa longa, geralmente estruturada em capítulos, compondo-se por vários personagens, onde vários conflitos estão ligados a um conflito principal, formando desta forma o que chamamos de enredo.
Novela: Os episódios são realizados de forma ininterrupta e dinâmica. Os espaços são bem delimitados e o enredo corrobora-se para o desfecho da narrativa e para a resolução de variados conflitos. Atualmente, as novelas televisivas visam ao entretenimento.
Conto: Caracteriza-se por uma narrativa curta, envolvendo poucos personagens, onde o enredo gira em torno de apenas um conflito que se resolve em pouco tempo.
Crônica: Compõe-se de um texto curto, retratando fatos corriqueiros ligados à vida cotidiana, envolvendo aspectos políticos, esportivos ou artísticos. Estruturalmente é redigida de forma livre e pessoal.
Fábula: Composta por personagens animais possui um cunho pedagógico, visando transmitir noções relacionadas à moral e à ética humana. Sua estrutura é simples e de curta duração.
Lírico: A principal característica do gênero é a subjetividade. Por meio da