Literatura
Segue os principais conceitos Greco - romanos:
A atitude Racionalista
Razão como bem supremo
Harmonia e Clareza
O Bem e a Verdade
Equilíbrio entre forma e inspiração
Nos poemas e textos direcionados ao Classicismo, o homem tinha sua preocupação voltada com a realidade terena, concreta e diária, levando em conta o lado racional, e não o espiritual
Seu principal escritor era Camões, que tinha como sua principal Lírica o tema "Amor"
Quinhentismo
Se aplica a mais à Literatura Brasileira durante o primeiro Século de colonização. Seu marco inicial veio após a "Carta de Pero Vaz de Caminha", considerado o primeiro texto escrito sobre o país. Uma das características dessa época é a literatura de informação, mas não foi a única, a Literatura de Catequese também marcou o período.
A Literatura de Informação, também chamada Literatura de Viajantes ou Cronistas, formou-se com documentos, cartas e relatórios de navegadores, de administradores e de religiosos. Eram obras descritivas sobre a nova terra e seus habitantes.
As obras de Literatura informativa servem mais como uma fonte histórica documental sobre o início da colonização do Brasil do que propriamente como textos literários.
Barroco
Caracteriza pela irregularidade que se encontrava na época de sua criação, a desigualdade explicita social, racial e qualquer outra. As principais características da Literatura Barroca é:
Tentativa de unir valores opostos (com uso constante de antíteses).
Rebuscamento e exagero (metáforas e hipérboles).
Conceptismo: caracteriza-se como um jogo de ideias, que utiliza uma linguagem aprimorada para alcançar um raciocínio lógico.
Cultismo: uma linguagem rebuscada, culta, utilizando jogos de palavras.